5 de nov. de 2013

Biblioteca Estatal da Rússia


Fonte: Gazeta Russa. Data: 1/11/2013.

URL: http://gazetarussa.com.br/multimedia/video/2013/11/01/revelando_os_misterios_da_maior_biblioteca_da_europa_22607.html

A Biblioteca Estatal da Rússia possui um acervo único de documentos russos e estrangeiros em 247 idiomas, com mais de 43 milhões de itens. Um correspondente da Gazeta Russa acompanhou o funcionamento da maior biblioteca da Europa.

A Biblioteca Estatal da Rússia está situada no centro de Moscou e qualquer pessoa pode utilizar a biblioteca, russos ou estrangeiros, desde que tenha ao menos 18 anos de idade ou já esteja na faculdade. Cerca de 200 novos leitores se inscrevem todos os dias. Os visitantes têm acesso a 36 salas de leitura com capacidade para 2.277 pessoas. Os 200 assentos adicionais de leitura são equipados com computadores conectados à rede local. Todos os computadores da biblioteca desfrutam de acesso on-line ao banco de dados dos maiores veículos de informação eletrônica da Rússia e do exterior: revistas; jornais; agências de notícias, TV e rádio, livros eletrônicos, materiais de conferências, normas e bases de dados bibliográficos.

A Biblioteca Estatal Russa é a sede da Biblioteca da Assembleia da Eurásia. Em 2006, por decisão do Conselho dos Chefes de Governos da CEI, a biblioteca recebeu o status de organização central de cooperação entre os Estados-membros da CEI na área de biblioteconomia. A estação de metrô mais próxima à biblioteca é a Arbatskaia.

Endereço:

Biblioteca Estatal da Rússia

Rua Vozdvíjenka 3/5

Moscou, Rússia.

Nenhum comentário: