3 de nov. de 2013

Evento: Bibliotecas públicas


Fonte: G1 Pará. Data: 2/11/2013.

URL: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/11/belem-sedia-encontro-de-gestores-na-area-literaria-de-todo-o-pais.html

XIX Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas ocorrerá nos dias 5, 6 e 7. Programação inclui debates, oficina e palestras relacionadas à literatura.


A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCTPN) recebe a partir da próxima terça-feira (5), no prédio do Centur, em Belém, gestores da área literária de todo o Brasil, que irão se reunir no XIX Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas. É a primeira vez que o evento, que promove o contato entre gestores de Educação e Cultura, coordenadores de bibliotecas públicas e comunitárias e profissionais atuantes na área literária, ocorrerá fora da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).

A programação inclui debates, oficina e palestras relacionadas à literatura. O credenciamento é gratuito e o número de vagas é limitado. O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Pará.

O objetivo do encontro é debater o panorama atual das bibliotecas públicas do Brasil, além de ações e serviços desenvolvidos pelas bibliotecas públicas e comunitárias, além da democratização do acesso à leitura e à informação para toda a sociedade. Participarão da programação diversos gestores da política nacional de leitura, como o professor José Castilho Marques Neto, secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL); Ana Dourado, coordenadora geral de Leitura do Ministério da Cultura, e Elisa Machado, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Palestras

Os participantes podem conferir palestras e oficinas, como “Astúcia Íntima à Leitura Transformadora: Cultivando Bibliotecas”, ministrada pelo escritor teatral, diretor de teatro e arte educador galês Dan Baron. O palestrante é membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e tem um projeto de alfabetização cultural que já lhe rendeu prêmios e um livro sobre o tema.

Outras palestras da programação são “Ler para viver”, com o jornalista Rogério Pereira, gestor na área de Bibliotecas Públicas do Paraná, e “Políticas públicas para as bibliotecas do Pará”, com o diretor de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Sérgio Massoud.

Haverá ainda a oficina explicativa do Plano Nacional do Livro Leitura, ministrada pela coordenadora do Plano no Ministério da Cultura, Rosália Guedes.

Serviço:

XIX Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas.

Data: 5, 6 e 7 de novembro de 2013.

Local:

Centur,

Avenida Gentil Bittencourt, 650, Bairro de Nazaré

Belém, Pará

Nenhum comentário: