3 de nov. de 2013

Feira do Livro de Brasília


O local escolhido este ano foi o Teatro Nacional, que cederá suas áreas internas e externas, entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro, para o evento.

O tema escolhido para esta edição foi Leitura, um direito fundamental, e, para aproveitar a comemoração dos 25 anos de existência da Constituição Federal Brasileira, a feira também enfatizará essa questão. A expectativa é que 200 mil pessoas visitem o espaço, número que supera os 80 mil visitantes que participaram do evento na edição anterior, no Parque da Cidade.

A subsecretária de Atenção Básica, da Secretaria de Educação, Edileuza Fernandes da Silva, que representou o secretário da pasta ontem durante coletiva de apresentação da feira, afirmou que a parceria de todos os órgãos nesse grande evento tem o objetivo de fomentar o gosto pela leitura. "Esse é um dos momentos em que os estudantes da rede pública do DF tem a oportunidade de entrar em contato com esse importante instrumento."

A Secretaria de Cultura foi representada pela subsecretária da Política do Livro e Leitura, Ivana Santana, que ressaltou que o objetivo do órgão é fazer com que os escritores possam não só produzir obras e sim distribuí-las e fazê-las conhecidas. De acordo com ela, além das novidades que serão apresentadas no período, o grande diferencial deste ano é o local em que a feira será realizada, pois é a primeira vez em que é utilizado um espaço público.

Esta é a primeira vez que a Associação Nacional dos Escritores (Ane) participa da feira de forma massiva e, segundo a presidente da entidade, Kori Bolívia, a ideia este ano é mostrar a garra e o talento dos escritores que lutam pela leitura no DF. "Este ano completamos 50 anos de existência e é por este motivo que nossa participação se torna ainda mais especial. Queremos que os escritores não sejam meros visitantes na feira e sim recepcionistas dos visitantes."

DESTAQUE

A homenageada desta edição é a jovem mineira romancista Paula Pimenta, autora das séries juvenis de sucesso Fazendo meu filme e Minha vida fora de série e que tem sido uma das responsáveis pelo aumento do interesse pela leitura e escrita de um público entre 14 a 21 anos de idade.

A autora local que também receberá homenagem será Dinorá Couto Cançado, entusiasta das letras que faz um trabalho notável à frente da Biblioteca Braille Dorina Nowill, localizada em Taguatinga. Escritora, pedagoga, dinamizadora de bibliotecas e incentivadora da leitura, seu nome já faz parte do Distrito Federal.

ATIVIDADES

Em 2013 a feira entra na sua 31ª edição e contará com estandes para exposição de editoras, espaço para trocas de livros, biblioteca infantil, palestras, oficinas, espetáculos musicais e nomes importantes da literatura brasileira discutindo a importância da leitura para a formação das novas gerações.

SERVIÇO:

"31ª Feira do Livro de Brasília"

Data: 22 de novembro a 1º de dezembro

Horário: 10h as 22h

Local: Teatro Nacional Claudio Santoro

Nenhum comentário: