25 de nov. de 2013

Os livros mais pirateados na internet



Autoria: Raphael Soeiro.
Fonte: Superinteressante.
URL: http://super.abril.com.br/cultura/quais-sao-livros-mais-pirateados-internet-678650.shtml
Esqueça os clássicos da literatura. Entre as obras mais baixadas, estão livros técnicos e de assuntos variados. No Brasil, a maior diferença é o fator preço: 3 dos 5 campeões de download custam mais de R$ 50.
Livros de musculação, informática e curiosidades são os campeões de pirataria. No Brasil, além desses, há títulos de autoajuda e escolares. Aqui, os livros mais baixados são caros (o que nem sempre ocorre no exterior). Outra diferença é que o ebook ainda é raro no país. Para cada 100 livros físicos vendidos, vende-se 1 digital. Nos Estados Unidos, é o inverso: 100 para 105. Mas, como a tendência é crescer, a pirataria já preocupa as editoras brasileiras, que em 2011 tiraram do ar 48 mil links com cópias não autorizadas. “O risco da pirataria é inibir a criação. O autor, para sobreviver, muda de profissão”, diz Sônia Jardim, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Há quem discorde, como o mais bem-sucedido autor brasileiro. Em 2011, Paulo Coelho lançou um manifesto pedindo aos fãs que pirateassem seus livros. Para ele, quanto mais acesso, mais gente vai querer comprar. E tem quem publica a preços simbólicos e fica rico. O autor americano John Locke (que não é filósofo e nunca esteve na ilha de Lost) cobra US$ 0,99 a cópia. Vendeu mais de 1 milhão de e-books.
Campeões de download
NO MUNDO
    1. 7 Weeks to 50 Pull-Ups: Strengthen and Sculpt Your Arms, Shoulders, Back, and Abs by Training to Do 50 Consecutive Pull-Ups. Programa de exercícios para fortalecer os músculos até que você faça 50 flexões de braço sem parar.
    2. Windows 7 Secrets. Guia com truques e novidades do mais recente sistema operacional da Microsoft.
    3. Do Not Open: An Encyclopedia of the World’s Best-Kept Secrets. Curiosidades que prometem desvendar grandes mistérios e segredos da humanidade.
    4. Weeks to 100 Push-Ups: Strengthen and Sculpt Your Arms, Abs, Chest, Back and Glutes by Training to do 100 Consecutive Push-Ups Weeks to 100 Push-Ups. Hora de treinar os músculos para fazer 100 flexões de braço sem parar.
    5. 1,001 Facts that Will Scare the S#*t Out of You. Curiosidades que vão de chocolates até os vermes que habitam seu banheiro. Delícia.
NO BRASIL
1.      Oracle Database (fevereiro 2011)*. Para profissionais de tecnologia da informação que trabalham com banco de dados.
2.      English Vocabulary In Use Advanced (outubro 2011). Exercícios para aprimorar o uso da gramática na língua inglesa.
3.      Treinando a Emoção para Ser Feliz (julho 2011). Livro de Augusto Cury que ensina a controlar as emoções para ser feliz e tranquilo.
4.      Fundamentos de Matemática Elementar (dezembro 2011). Coleção com 11 volumes que ensina tudo sobre matemática. Do básico a matrizes e geometria analítica.
5.      Cartas Entre Amigos – Sobre Medos Contemporâneos (junho 2011). Primeiro da série Cartas entre Amigos, de Gabriel Chalita e Fábio de Melo. Na lista de mais vendidos da revista Veja, ficou em quinto lugar na categoria autoajuda e esoterismo em 2009.

Fontes: Amazon.com; Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR); Livraria Cultura; The Pirate Bay; Sônia Machado Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros)
*A ABDR não tem o acumulado do ano. Ela ranqueia as obras mais pirateadas mês a mês, portanto os livros aqui expostos foram os mais baixados nos meses com mais downloads ilegais registrados pela entidade.

Nenhum comentário: