7 de dez. de 2013

Biblioteca de Ciências da Saúde completa 100 anos

Fonte: Universidade Federal do Paraná e CBN Foz. Data: 5/12/2013.
URL: www.cbnfoz.com.br/editorial/educac%C3%A3o/ufpr/05122013-53945-biblioteca-do-setor-de-ciencias-da-saude-comemora-100-anos-de-atuacao
A diretora do Setor de Ciências da Saúde professora Claudete Reggiani compartilhou a percepção do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice-reitor Rogério Andrade Mulinari : “a biblioteca é um incentivo para complementar a formação dos alunos além das salas de aula, principalmente contemplando aqueles que não têm condições econômicas para adquirirem seus exemplares”. Esta afirmação marcou o discurso da professora durante a cerimônia da celebração dos 100 anos da Biblioteca do Setor de Ciências da Saúde, nesta quinta-feira (5). Na oportunidade, a professora também destacou as parcerias da biblioteca com os demais setores, departamentos e coordenações de cursos.
Momento de emoção na solenidade foram os depoimentos, gravados em vídeo, das bibliotecárias chefes que passaram pelo setor e que, posteriormente, receberam homenagem das mãos do reitor Zaki Akel Sobrinho e do vice Rogério Andrade Mulinari. São elas, Suzana Guimarães Castilho (janeiro de 1973 a julho de 1992); Áurea Maria Costin (agosto de 1992 a abril de 1993); Vera Lúcia Bello Chagas (maio de 1993 a abril de 1995); Selma Regina Ramalho Conte (maio de 1995 a novembro de 1997); Rita Maria Perdoncini ( 1997/2000) e a atual chefe Lilia Maria Bitar Neves (fevereiro 2001).
Usuários – Também foram homenageados oito dos mais de 40 usuários antigos e aqueles ainda assíduos da biblioteca,entre eles o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari. Para a chefa da biblioteca do Setor de Ciências da Saúde Lilia Maria Bitar Neves, um dos maiores desafios da unidade foi a inserção das novas tecnologias, atualmente, serviços automatizados on-line. A partir de 2010, foi necessária uma mudança de cultura da equipe face aos novos avanços como as redes sociais e a informação digital. Lilia prosseguiu, destacando o percurso dos 100 anos da biblioteca: “são sempre novos personagens e fatos, nada se pode conhecer do presente sem o domínio do conhecimento do passado”, refletiu.
Já a diretora do Sistema de Bibliotecas (SiBi) Ligia Eliana Setenareski lembrou os primeiros cursos da UFPR. “Naquela época havia uma só biblioteca, era chamada de Biblioteca da UFPR”. No balanço sobre os 100 anos, Lígia não esqueceu de mencionar a trajetória dos acervos e doações. “O sistema ainda tem guardado em seu acervo documentos antigos que remetem aos primeiros cursos da universidade”. O SiBi reúne atualmente 15 bibliotecas e há previsão da criação de novas unidades para atenderem o projeto de expansão da UFPR.
História – Em março de 1913 foi criada a Biblioteca do Curso de Medicina, situada na Rua Comendador Araújo, com acervo de 260 obras e 374 exemplares. Em 1915, foi instalada no prédio da Praça Santos Andrade, reunindo um acervo aproximado de 604 obras. No ano de 1950 a biblioteca contava com o acervo de 9058 obras. Em 1973, foi criada oficialmente a Biblioteca de Ciências da Saúde, unindo as unidades do curso de Medicina e do Hospital de Clínicas.

Entre os anos de 1998 a 2000, um fator de grande relevância definiu os rumos do setor: a implantação do levantamento bibliográfico via internet. Em 2003, a biblioteca concluiu a automação do seu acervo substituindo as fichas em papel. A partir de 2007, foram adquiridos os primeiros e-books e todos os produtos e serviços passaram a ser oferecidos on-line. Um dos últimos produtos criados foi o banco de dados sobre a Produção Científica dos Docentes do Curso de Medicina, disponibilizado na home Page do Setor de Saúde.

Nenhum comentário: