7 de dez. de 2013

Cresce a Rede Cariniana

Fonte: IBICT. Data: 2/12/2013.
A diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Oliveira Leite, participou na última sexta-feira, 29, do II Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana, na sede do IBICT. Na oportunidade, Cecília afirmou que seguirá em sua gestão a trajetória do Instituto de repassar informação e tecnologia para a comunidade.
“A Rede Cariniana desenvolve um trabalho de destaque na formação de parcerias com instituições de pesquisa e ensino. Seguindo essa linha o IBICT vem participando de projetos onde está, cada vez mais, inserido nas ações das instituições de ensino, como as desenvolvidas pela Universidade de Brasília (UnB)”, destacou Cecília.
Presente ao encontro, o diretor da Biblioteca Central da UnB, profº Emir José Suaiden, salientou que a Cariniana é um programa de preservação digital de extrema importância para o país e que dará grandes frutos para a sociedade. Para Emir, esse será um instrumento poderoso de preservação digital que ficará disponível para todos os pesquisadores brasileiros. “No tempo da sociedade industrial, o Brasil teve muitos problemas em preservar o seu patrimônio bibliográfico documental e a revolução tecnológica nos dá essa oportunidade. Teremos amplas condições de difundir esse patrimônio para as bibliotecas, centros e redes de informação e, com isso, impactar a geração da produção científica brasileira”, destacou ele.
Uma das primeiras instituições a participar da Rede Cariniana foi a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que esteve representada no encontro pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Guilherme Ataíde Dias. A UFPB vem auxiliando a rede na sua divulgação, replicando para outras instituições a importância desse projeto. “A Cariniana teve uma iniciativa paradigmática, já que não se pode perder a oportunidade de preservar o conhecimento produzido pelas nossas instituições para as futuras gerações”, afirmou Guilherme.

Também participaram do encontro representantes da Finep, Stanford University (via vídeo), UFSM, Unicamp, USP, UFBA e UFG. Informações sobre a Rede Cariniana podem ser obtidas através do email cariniana@ibict.br



Nenhum comentário: