7 de fev. de 2014

Novidades no Portal LexML

Está disponível para consulta no Portal LexML o acervo de revistas jurídicas e artigos de revistas jurídicas da Rede Virtual de Bibliotecas no Portal LexML.

    Desde o lançamento do Portal LexML, em 2009, estava planejada a integração desse acervo no Portal da Rede de Informação Legislativa e Jurídica. Em agosto de 2013, por ocasião do III Encontro Nacional do LexML, foi disponibilizado o módulo de "Capítulos de Livros" e Folhetos. E agora, com a inclusão dos Artigos de Revistas e Revistas, foi dado o passo mais importante na integração do acervo da Doutrina ao LexML. Esse acréscimo fez com que o acervo triplicasse de tamanho, totalizando 261.602 obras, conforme pode ser observado nos números abaixo:

+          Doutrina         (261.602)
•          Artigo de revista        (179.584)
•          Capítulo de Livro        (10.363)
•          Folheto            (1.783)
•          Livro    (70.652)
•          Revista            (1.694)

    Por tratar de assuntos em um nível de granularidade menor, a integração dos artigos de revistas representa não só um salto quantitativo mas também qualitativo, pois o usuário conseguirá encontrar tópicos mais específicos que podem atender de forma mais precisa a sua necessidade de informação. Os artigos de revista também possuem, a exemplo dos outros recursos, correlação com a legislação.

    Além dos dados referenciais de cada artigo de revista, é possível consultar a página do sumário da Revista onde são apresentados todos os artigos ou os artigos por Ano. Vejam um exemplo na página da "Revista de Informação Legislativa":

Para pesquisar o sumário de uma determinada revista, basta digitar o título da revista no portal de pesquisa do LexML (www.lexml.gov.br).

    Foi implementado  também uma outra novidade para todos os recursos da Doutrina: ao utilizar o link "Disponibilidade" o usuário será encaminhado para a página da RVBI que possui a disponibilidade "on-line". Anteriormente, o usuário era encaminhado para uma página que apresentava a disponibilidade do dia anterior.

    O Link "Localização" de um artigo de revista irá apresentar a localização física do fascículo específico da revista que possui o artigo.

    Todo esse resultado foi possível graças à dedicação de Lauro Cesar Araujo, integrante da equipe técnica do LexML que dedicou os 6 últimos meses de trabalho a essa empreitada, e ao apoio da equipe da Gerência da RVBI coordenada por Fátima Jaegger.


    O trabalho da integração da Doutrina ainda não foi finalizado. O próximo passo será apresentar o link para o texto completo daqueles recursos disponíveis nas Bibliotecas Digitais (STJ, STF, CD, SF, TST, etc).
Fonte: Lista Infolegis.

Nenhum comentário: