14 de mar. de 2014

Mapa do mercado editorial mundial



Fonte: Blog Controvérsia. Data: 10/03/2014.
A Associação Internacional de Editores (International Publishers Association – IPA) publicou seu relatório anual sobre o mercado editorial mundial. No mapa-múndi distorcido, o tamanho de cada país corresponde ao seu mercado doméstico de livros. Os Estados Unidos e a Europa ostentam sua forte indústria editorial, enquanto a África e o Oriente Médio aparecem bem mirrados no mapa, o que significa que o número de livros publicados nessas regiões é bastante baixo comparado ao resto do mundo.


Segundo os responsáveis pelo relatório, “o mapa demonstra como os livros e a indústria editorial refletem o acesso ao conhecimento. O objetivo estratégico é ‘ajustar’ o mapa, para que no futuro o mapa-múndi editorial seja mais parecido com o mapa de geógrafos e demógrafos.”
De acordo com o relatório, os três países que mais publicam são Noruega (9.277 novos títulos ou reedições por milhão de habitantes a cada ano), Reino Unido (2.459) e Espanha (1.692).
O Brasil, com 285 publicações, só não está na lanterninha dos dados divulgados porque logo atrás vem a China, com 245 – mas nós somos 190 milhões; já os chineses são mais de um bilhão e trezentos milhões (e os noruegueses não chegam a cinco milhões).

Nenhum comentário: