6 de out. de 2014

Novo número: Datagramazero

O DataGramaZero de outubro 2014 traz os seguintes artigos:
1 - A “linguagem” e os fundamentos da ciência da informação no brasil: entre o desafio metodológico da pesquisa documental e os estudos epistemológico-históricos. Gustavo Silva Saldanha e Priscila de Souza Figueira Cervo.
Resumo: Parte dos resultados do projeto “Trilhar o Trivium: a Filosofia da Ciência da Informação na tradição filosófica da linguagem”, este estudo, de caráter metateórico e metametodológico, procura reconhecer o papel da linguagem, a partir dos saberes da lógica, da retórica e da gramática, na fundamentação do domínio informacional. O foco desta etapa está na compreensão das relações entre linguagem e pensamento informacional no Brasil.

2 -  Análise dos métodos de representação em obras de arte. Rafael Alves de Oliveira e Fabio Assis Pinho.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que delimita sua abordagem à questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise.

3 -  O uso da análise da informação nos processos de indexação para o contexto do cordel. Manuela Eugênio Maia e Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque.
Resumo: Numa sociedade envolvida por informação, a sua organização com vistas à recuperação é essencial. Para tanto, procedimentos que envolvem o seu tratamento são necessários no sentido de tornar as informações confiáveis e acessíveis de forma rápida. Cada vez mais, brota nas relações sociais, nos mais diversos aspectos, a ideia de que é preciso obter informação em menor custo e tempo.

4 - A conexão entre estratégia e conhecimento na criação de vantagens competitivas sustentáveis. Edson Gonçalves Lopes, Joaquim Rubens Fontes Filho e José Francisco de Carvalho Rezende.
Resumo
Discute conexões entre estratégia e conhecimento, valendo-se dos excedentes cognitivos mobilizados nos contextos capacitantes. Os excedentes cognitivos permitiriam induzir flexibilidade, criar recursos intangíveis distintivos e gerar vantagens competitivas sustentáveis.

5 - Um olhar para a arquitetura da informação no ciberespaço. Rodrigo Oliveira de Paiva.
Resumo: Realiza uma abordagem conceitual do termo Arquitetura da Informação sob uma perspectiva interdisciplinar. O trabalho apresenta como objetivo esclarecer a temática em analise a fim de evidenciar quais as principais definições, características e funções atribuídas a este assunto.

Ainda, no DGZ de JUNHO 2014 temos tem uma seção de leituras recomendadas e no texto de Colunas um texto de opinião “A informação sintoniza o mundo” por Aldo de Albuquerque Barreto.

O DataGramaZero de JUNHO 2014 está disponível em:

Nenhum comentário: