24 de dez. de 2014

Biblioteca ambulante das Lojas Americanas atraiu mais de cinco mil leitores

Fonte: Portal Segs. Data: 23/12/2014.

URL: www.segs.com.br/demais/23875-onibus-biblioteca-da-lojas-americanas-e-americanas-com-atraiu-mais-de-5-5-mil-visitantes.html

O ônibus-biblioteca vermelho do projeto Livros nas Praças, patrocinado pela Lojas Americanas e a Americanas.com, atraiu mais de 5,5 mil visitantes em dez comunidades, entre 12 de agosto e 2 de dezembro. Pela primeira vez, o projeto alcançou também os municípios da Baixada Fluminense - Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. A Praça Getúlio Vargas, em São João de Meriti, foi a recordista em visitas ao receber, durante dois dias de outubro, 796 pessoas.  
O Livros nas Praças tem como objetivo estimular a leitura, levando para as comunidades um ônibus transformado em biblioteca. A cada quinze dias o ônibus parava em uma praça, servindo como espaço de leitura e realizando empréstimos de livros gratuitamente para crianças e adultos. Durante o período, foram emprestados 325 livros de acervo variado de obras infantis, infanto-juvenis e adulto, incluindo títulos da literatura brasileira e estrangeira, de ficção, romances, aventuras e autoajuda. O acervo contava ainda com livros ilustrados e escritos em Braile, obras em fonte ampliada, para pessoas com pouca visão, áudiolivros doados pela Fundação Dorina Nowill de apoio a portadores de deficiência visual.
O projeto também promoveu diversas atividades em suas paradas. Houve contação de contos com músicas e brincadeiras com o grupo "Fabuloso Quintal de Histórias", da literatura brasileira com Giovana Olivieri, indígenas com Elissandro Aquino, e do folclore brasileiro com o "Grupo Pé de Conto".
A escritora Teca Barcellos, autora do livro “Maria Passarinho”, bateu papo com os visitantes. O educador Pedro Paulo leu obras do acervo do ônibus-biblioteca e o Grupo Laboratório Cultura narrou histórias em Cordel.  A psicóloga Helena Secco realizou cinco workshops literários com o tema "A importância da leitura em nossas vidas - Estímulo ao hábito de ler".
A Lojas Americanas e Americanas.com doaram mais de 10 mil gibis de personagens tradicionais como Gasparzinho, Riquinho, Luluzinha, Brasinha, Smurfs e Popeye, que foram distribuídos aos frequentadores do projeto, além dos brinquedos entregues no Dia das Crianças


Nenhum comentário: