23 de dez. de 2014

Biblioteca Pública de Santa Catarina ganha equipamento para digitar periódicos



Fonte: Floripa News. Data: 22/12/2014.
URL: www.floripanews.com.br/noticia/6504-biblioteca-publica-ganha-equipamento-para-digitar-acervo-de-periodicos
A Biblioteca Pública de Santa Catarina ganhou dois scanners importados, que servirão para concluir a efetiva digitalização de todo o acervo documental de periódicos – em especial, jornais editados e publicados em em SC. O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, investiu  R$ 370 mil para a aquisição do equipamento.
A Biblioteca possui 1,2 mil títulos entre documentos já microfilmados (mais ou menos 300) e documentos físicos. Os microfilmados já estão digitalizados, graças a uma parceria entre a Biblioteca Pública e a Udesc. O periódico mais antigo no acervo é de 1832.
História
A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.
No prédio atual desde 1979, a biblioteca conta  com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras.
Desde 1999, funciona como Depósito Legal por meio da Lei nº 11.074, de 11 de janeiro, que sacramenta a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo.
FONTE: Governo do Estado de SC

Nenhum comentário: