15 de dez. de 2014

Picos (PI): comunidade rural ganha biblioteca

Fonte: G1. Data: 14/12/2014.
URL: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/12/comunidade-rural-ganha-biblioteca-com-livros-e-dvds-sobre-agricultura.html
Objetivo da ação é estimular a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento.
Biblioteca na zona rural de Picos faz parte de um projeto da Embrapa
19 escolas da zona rural de Picos, a 310 km ao Sul de Teresina, receberam o projeto Minibiblioteca. O objetivo da ação é estimular a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento por parte de jovens agricultores e comunidades rurais, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar das comunidades...
Na comunidade Tabatinga, a 22 km do município da zona urbana, 100 famílias vivem da agricultura. Nesta semana a escola do povoado, que tem 180 estudantes, recebeu uma minibiblioteca com livros, CDs e DVDs voltados para quem vive da agricultura.
“Achei muito bom, porque no município nunca tinha tido uma biblioteca, com essa que a comunidade recebeu só tem a trazer mais desenvolvimento para nós e para a comunidade”, disse o agricultor Acleton Gonçalves.
A minibiblioteca na escola da zona rural do município faz parte de um projeto desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). No acervo de 171 itens os temas são variados como preservação e educação ambiental, cidadania, cultivo de hortas e criação de pequenos e grandes animais.
Segundo a coordenadora de educação no campo, Elenilva Pinheiro, os livros e vídeos buscam despertar nos estudantes e na comunidade o interesse pela leitura, além de ensinar também técnicas simples que podem contribuir para melhorar a produtividade no campo. “A gente quer envolver toda a comunidade com a escola. Estaremos desenvolvendo esses projetos para somar junto com os alunos”, afirmou.
O espaço de leitura é aberto também para toda comunidade. Ilvaní Macedo, que nunca tinha entrado em um ambiente com tanto conhecimento, ficou encantada “Eu nunca tinha entrado em uma biblioteca Tem muitas coisas boas, uma dessas coisas são os livros”, argumentou a agricultora.

A expectativa é que o número de escolas comtempladas com o projeto dobre no próximo ano. Em todo país segundo a Embrapa já foram implantadas mais de 2.500 minibibliotecas.

Nenhum comentário: