15 de dez de 2014

Curitiba tem refriteca

Fonte: Bem Paraná. Data: 12/12/2-14.
URL: www.bemparana.com.br/noticia/363018/biblioteca-itinerante-sai-da-vila-torres-e-segue-para-o-prado-velho
Crianças da Vila Torres se despediram nesta quinta-feira (11) da Refriteca com brincadeiras e contação de histórias. A Refriteca é um refrigerador adaptado e transformado em biblioteca, inaugurada em outubro na Passos da Criança, espaço de convivência e fortalecimento de vínculos na vila que atende 70 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
“A primeira coisa que faço quando chego aqui é procurar o livro que vou ler no dia. O legal é que as histórias me fazem viajar”, diz Luiz Gustavo de Oliveira, de 9 anos, sobre o seu gosto pela leitura e pela biblioteca itinerante.
A Refriteca pasará por instituições atendidas pelo Parceria Nota 10, projeto do Instituto Pró-Cidadania. Os livros da biblioteca, cerca de 150 exemplares escolhidos de acordo com a faixa-etária das crianças, são do acervo da fabricante de refrigeradores Electrolux ou doados por seus colaboradores. A Electrolux é a idealizadora do projeto, realizado em parceria com o Instituto Pró-Cidadania.
Para a analista de treinamento da Electrolux, Paula Ogino, a resposta do projeto surpreendeu positivamente. “Não esperávamos um resultado tão bom. A sensação é de dever cumprido, visto que atingimos o objetivo principal, de incentivar a leitura entre os meninos e meninas. Eles contaram que sentirão saudade da Refriteca, então fomos bem sucedidos. Agora ela segue para outra instituição”, disse.
Entre os títulos estão livros diversificados, como obras de literatura, infanto-juvenil, biografias, obras de culinária, artes, artesanato, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos e diferentes materiais de leitura como revistas e gibis.
Segundo o supervisor de ação social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider, ver o resultado da ação é gratificante. “Plantamos um sementinha nas crianças. Esperamos que ela germine e que o gosto pelos livros cresça com os pequenos”, afirmou.

Em fevereiro a Refriteca estará na Associação Beneficente Renascer, no bairro Prado Velho. A Renascer atende 148 crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, na faixa etária de 5 a 17 anos. (...)

Nota do blog:
Já vi biblioteca em bicicleta, em cabine telefônica, em caixa-estante, em kombi, etc. Em geladeira é a primeira vez! É de fato uma ideia interessante. Cool!

Nenhum comentário: