6 de jul. de 2015

Centro cultural de Mogi das Cruzes será concluído em 2015

Fonte: G1. Data: 5/07/2015.
URL: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/07/centro-cultural-de-mogi-das-cruzes-sera-concluido-em-2015-diz-prefeitura.html
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, antiga reivindicação da classe artística da cidade, deve ser concluído ainda em 2015, segundo a Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, as obras do prédio, que fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, estão adiantadas. O prédio da Telefônica vai abrigar um espaço com biblioteca, sala multiuso e uma galeria de artes. “Por conta das condições do prédio ele precisava de uma reforma. E também pelo fato do uso que ele terá. A parte de piso estava ruim. A elétrica e a hidráulica foram refeitas por conta dos equipamentos de som e iluminação que serão implantados. Também vamos instalar ar-condicionado nos outros pavimentos porque só tinha no térreo”, explica o secretário de Cultura Mateus Sartori.
Sartori diz que parte da biblioteca já está no novo prédio e que agora finalizam o sistema de rede, a instalação de computadores e internet. O acervo ganhou novos livros, os antigos passaram por um restauro e os que estavam em duplicidade foram doados para outras salas de leitura do município. No entanto, o secretário alerta que a biblioteca continua atendendo no antigo prédio da Rua Coronel Souza Franco. A retirada de livros é feita por agendamento. Já a leitura de revistas e jornais pode ser feita normalmente no endereço antigo.
Outro pavimento do prédio será ocupado por uma sala multiuso que contará também com um kit cinema dotado de tela com projetor, sonorização e iluminação cênica. “A plateia poderá estar em formato de arena ou palco italiano. No local teremos espaço para shows, palestras e contação de história. Também temos um foyer com um espaço para abrigar um café que ainda será licitado. O térreo será um espaço destinado para as artes plásticas com exposições rotativas. ”

De acordo com Sartori, o sistema de iluminação do Centro Cultural será semelhante aos usados em galerias de São Paulo, assim como o sistema de som que é encontrado em salas de concerto da capital. “Essa é uma das grandes conquistas da cidade na área cultural e era esperado desde a década de 70. Além da questão cultural também temos o aspecto de revitalização do Centro de Mogi das Cruzes. Esse equipamento vai fazer as pessoas virem para o Centro, caminharem por suas ruas. É um incentivo. ” Como o Centro Cultural está integrado com a revitalização do Centro, que inclui ainda os calçadões da Rua Professor Flaviano de Melo, Sartori informou que a inauguração deve acontecer até o final do ano. (...)

Nenhum comentário: