1 de jul de 2015

Lançamento: "Manual de estudo de usuários da informação"




Editora Atlas, 2015. 464 p. ISBN 9788522498772 Formatos: impresso e eletrônico.

Trata-se do primeiro manual brasileiro que destaca os diversos aspectos relacionados aos estudos de usuários da informação e resgata, historicamente, a produção sobre a temática em língua inglesa e também os estudos latino-americanos, com maior ênfase na produção nacional, para melhor entendimento do estado da arte do tema no contexto brasileiro.

Além de ser pioneiro na abordagem e abrangência do seu conteúdo, o livro contém regras e fórmulas que podem, de fato, auxiliar os profissionais interessados em compreender os indivíduos como usuários da informação. É uma obra que não descuida da abordagem metodológica, ao apresentar e discutir modelos, métodos e técnicas de coleta para a realização de estudos de usuários da informação, complementados com exemplos práticos.

Reúne na mesma obra as questões referentes às pesquisas e seus aspectos metodológicos, bem como inclui significativas referências de obras consultadas. A obra está dividida em duas grandes partes. A primeira mostra a visão reflexiva, onde são apresentados todos os conceitos julgados importantes para se entender com o melhor detalhamento possível os estudos de usuários da informação. A segunda parte é mais prática, voltada para o conteúdo técnico e metodológico, onde o estudo dos usuários da informação é apresentado como um instrumento de planejamento e gestão. Assim, entendem os autores, além de simplesmente saber como fazer, os profissionais e estudiosos podem entender por que fazer, com uma base mais segura, que confere qualidade ao que deve ser feito, facilitando, por conseguinte, a análise dos dados coletados.

Livro recomendado para gestores e profissionais de todas as áreas que estão envolvidos com a elaboração e distribuição de produtos e serviços informativos e precisam entender melhor as demandas de informação dos indivíduos, grupos de indivíduos e comunidades a quem os produtos e serviços se destinam. Leitura complementar para estudos de usuários da informação, com especial destaque em Metodologia de Pesquisa, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Administração.

Sumário da obra:
Prefácio, vii
Apresentação e agradecimentos, xi
Nota sobre os autores, xv
Parte 1 – Reflexões sobre os Estudos de Usuários da Informação, 1
1        Conceitos introdutórios, 3 
2        O que é o estudo de usuários da informação? 33
3        Interlocuções do estudo de usuários com outras áreas do conhecimento, 55
4        A literatura sobre estudo de usuários, 69
5        Fundamentos e modelos teóricos para o desenvolvimento dos estudos de usuários, 81
Parte 2 – Estudo de usuários da informação como instrumento de planejamento e gestão, 145
1        Planejamento e realização do estudo de usuários, 147
2        As pesquisas e o estudo de usuários da informação, 157
3        População ou universo, censo, amostra e amostragem, 171
4        Coleta de dados para o estudo de usuários, 193
5        Apresentação dos resultados do estudo realizado, 299
Referências, 431

Compre no site da Editora Atlas:


Nenhum comentário: