8 de ago. de 2015

Biblioteca de Uberaba tem aumento em empréstimo de livros



Fonte: Portal G1. Data: 29/07/2015.
URL: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/07/uberaba-tem-aumento-em-emprestimo-de-livros-e-queda-no-mercado-editorial.html
O momento é de crise no mercado editorial e de livrarias, mas a leitura ganha mais adeptos em Uberaba graças aos empréstimos. Na Biblioteca Municipal, por exemplo, foram 11.395 empréstimos no primeiro semestre, 1.401 a mais do que no mesmo período do ano passado. Durante os seis primeiros meses de 2014 foram 9.994 de um total de 20.217 em todo o ano.
A superintendente de Bibliotecas Públicas Municipais, Ivanilda Borges, credita o aumento dos empréstimos aos estímulos da mídia e projetos de incentivo direcionados às crianças e adolescentes. O acervo de 80 mil livros também atrai adultos e idosos.
“Temos um grande público infantil que vem à biblioteca por um esforço conjunto da equipe da biblioteca e das escolas. Temos também um grande público jovem que vem em busca de livros didáticos para estudo. Temos ainda, para nossa surpresa, o maior número de livros que saem como empréstimo domiciliar é de literatura. E para isso não temos uma faixa etária definida”, disse.
Vendas
Em contrapartida, as vendas em livrarias vivem o pior declínio em 30 anos, segundo a empresária Thaís Helena Syllos Cólus. A expectativa para o restante do ano não é das melhores. Diante das dificuldades, as apostas que tem dado certo são os livros para colorir e literatura infanto-juvenil. 
“Estamos com um ano bastante difícil. Junho, especificamente, foi o pior mês segundo o um balanço do mercado editorial para editoras, distribuidoras e livrarias. Todo o mercado se prepara para um segundo semestre bastante difícil”, afirmou. (...)

Nenhum comentário: