8 de ago. de 2015

Guia das bibliotecas públicas brasileiras



Fonte: Ministério da Cultura.
A partir desta terça-feira (28), está mais fácil encontrar e conhecer as bibliotecas públicas espalhadas pelo Brasil. Os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) desenvolveram o Cadastro Nacional de Bibliotecas, com objetivo de facilitar o acesso dos livros aos leitores e aumentar o índice de leitura do brasileiro – estimado, segundo dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (de 2012) em 1,85 livro por trimestre.
É possível localizar no mapa brasileiro as 6.021 bibliotecas públicas, municipais, estaduais e comunitárias já registradas no Cadastro. Além do endereço, estão disponíveis informações como a acessibilidade das instituições.
Veridiana Negrini, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, diz que outros dados de cada biblioteca cadastrada – como acervo, serviços, infraestrutura, gestão, relação institucional e público principal da biblioteca – podem ser complementados posteriormente pelos gestores responsáveis por esses equipamentos.
“Pretendemos, no segundo semestre deste ano, lançar o novo cadastro nacional de bibliotecas, com o objetivo de mapear de maneira abrangente as bibliotecas públicas e comunitárias existentes no País”, adiantou a coordenadora.
Dentro do processo de aprimoramento e atualização do mapa, novas bibliotecas, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura também poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), que também passa por processo de reformulação. Criado pelo MinC, o SNIIC visa coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira.
O Cadastro está disponível no URL:

Nenhum comentário: