24 de nov de 2015

Paraná: dificuldades no movimento associativo

O Conselho Federal de Biblioteconomia e o Conselho Regional de Biblioteconomia da 9. Região, sensibilizados com as dificuldades pelas quais estão passando o Sindicato dos Bibliotecários do Estado do Paraná (SINDIB-PR) e a Associação Bibliotecária do Paraná (ABPR), conclamam a classe bibliotecária do Estado do Paraná à união para que estes órgãos não venham a ter suas atividades encerradas por falta de sindicalizados e associados.
São duas instituições que há muitos anos buscam a promoção da classe no Estado, e fora dele, e cada qual com atividades distintas. O Sindicato tem por objetivo “representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais dos bibliotecários e os interesses individuais dos associados, relativos à profissão”. A Associação, por sua vez, tem como objetivo congregar bibliotecários, instituições e pessoas interessadas em biblioteconomia e áreas afins.
Convidamo-os a filiarem-se ao Sindicato e a informar à empresa na qual trabalha que o pagamento da contribuição sindical, tributo previsto no artigo 8º, inciso IV da Constituição Federal, bem como nos artigos 578 e seguintes da Consolidação das Leis do
Trabalho, cujo recolhimento é obrigatório e se dá anualmente, com o objetivo de custear as atividades sindicais, seja repassado para o SINDIB-PR.
Conforme correio eletrônico encaminhado pela Presidente do SINDIB-PR, há o risco iminente de interrupção das atividades daquele órgão por falta de pessoas interessadas em contribuir para a promoção da profissão de bibliotecário:
“Lembramos que caso não haja inscrição de chapa para concorrer à nova diretoria, o Sindicato, após o término do mandato da atual diretoria em 08.01.2016, será considerado inativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e portanto perderá o direito de representar a classe bibliotecária, tanto nos acordos e convenções coletivas de trabalho como em qualquer outra situação que seja necessária a sua participação. Persistindo a condição de não se ter uma diretoria eleita, restará a dissolução do SINDIB-PR”.
É de fundamental importância a composição de chapas com pessoas preocupadas com a defesa dos interesses da classe bibliotecária do Paraná.
A Associação, por sua vez, só conseguirá promover atividades culturais e cursos de atualização com a efetiva participação do profissional bibliotecário. Desta forma, se você possui alguma especialidade e tem disponibilidade de tempo para ministrar cursos, contacte a Associação. Caso tenha interesse em atualizar-se profissionalmente, associe-se, para pagamento de inscrições com preços diferenciados, ou, se quiser apenas associar-se, procure a APBPR.
Somente com a participação efetiva de todos é que fortaleceremos a classe bibliotecária do Paraná.
Ana Lucia Dal Pozzo Mendes
Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9. Região

Regina Celi de Sousa

Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Nenhum comentário: