19 de dez. de 2015

Ponta Grossa (PR): retomada a construção da biblioteca da universidade estadual

Fonte: Jornal da Manhã.
URL: http://arede.info/jornaldamanha/editorias/cotidiano/uepg-retoma-obras-da-nova-biblioteca-central/
As obras da nova Biblioteca Central (Bicen) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram retomadas pela empresa Danilo Bandeira Construtora, com previsão de término até julho de 2016. Recentemente, o reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, pró-reitores, assessores e a equipe de bibliotecárias da Bicen, fizeram uma visita à obra, no Campus Universitário de Uvaranas, acompanhados de engenheiros da empresa e da arquiteta Rachel Sponholz, coautora do projeto, assinado também pelo arquiteto Roque Sponholz.
Para o reitor Luciano Vargas, a construção do prédio próprio da Bicen se constitui em uma luta histórica, com vários capítulos que geraram expectativas e, posteriormente, frustrações na comunidade universitária. “Acreditamos que estamos perto do final desse roteiro”, disse, observando que, concluída a obra, haverá todo um processo para dotar a Bicen de mobiliário e equipamentos condizentes com a concepção moderna do prédio idealizado pelos arquitetos Roque e Rachel Sponholz. “Teremos todo o ano de 2016 para conclusão desses projetos que já estão em andamento e, principalmente, a viabilização de recursos para sua execução”.
“É um sonho de muitos anos que se realiza”, diz a diretora da Bicen, Maria Lúcia Cazarin Beserra Madruga. Sobre o projeto arquitetônico, ela cita os ambientes amplos como característica principal, permitindo que se trabalhe dentro de conceitos modernos, valorizando as pessoas.

A obra compreende espaço para o acervo bibliográfico (1,34 mil m²); duas salas de leitura e pesquisa em mídia eletrônica (377 m²); área de atendimento (324 m²); áreas de apoio e infraestrutura (265 m²); setor administrativo e de catalogação (476 m²); e sala de reuniões e atividades gerais (164 m²). Numa segunda etapa, será construído o auditório (340 m²) e galeria de artes e cafeteria (190 m²). (...)

Nenhum comentário: