8 de ago. de 2016

Coleção Uniafro sobre História, Cultura Afro-brasileira e Indígena será lançada na Biblioteca dos Barris

Fonte: Tribuna da Bahia. Data: 04/08/2016.
A  Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBa, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (NEAB-UFRB), realiza na próxima sexta-feira (05), a Biblioteca dos Barris, o lançamento da Coleção UNIAFRO – NEAB.
A coleção reúne 22 obras, organizadas por pesquisadores (as) de diversos estados e países, cujo tema central baseia-se no cumprimento da Lei nº 11.645 - que torna obrigatório o ensino de História, Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas de educação básica. O evento é aberto ao público, a partir das 14h.
O lançamento será iniciado com uma mesa de debate entre os historiadores Fabrício Lyrio Santos (“Os índios na história da Bahia”), Isabel Cristina Ferreira dos Reis e Solange Rocha (“Diáspora africana nas Américas”) e o filósofo, Emanoel Luís Roque Soares (“As vinte e uma faces de exu na filosofia afrodescendente da educação”), que figuram dentre os 50 organizadores da obra. Com produções de 300 autores de diversas instituições do Brasil e do mundo. 
“Esta coleção é uma conquista dos movimentos negros e indígenas brasileiros em suas lutas seculares, oferecendo vasto material para professores (as) e pesquisadores (as), em variadas abordagens disciplinares, objetivando a implantação da Lei n. 11.645 de 2008”, frisa em sua apresentação, o organizador Antônio Liberac.

Debates - Às 17h, na mesa de lançamento estarão presentes, Antônio Liberac e Rosy Oliveira, organizadores gerais da coleção (NEAB/UFRB), Silvio Soglia, reitor da UFRB, Jorge Cardoso Filho, diretor do Centro de Arte, Humanidades e Letras da UFRB, Cláudio Orlando, do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas/UFRB, e Sérgio Mattos, superintendente da Editora da UFRB. Na ocasião, a Editora doará um kit da coletânea para cada biblioteca estadual administrada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que será entregue à diretora de Bibliotecas Públicas do Estado/FPC, Maria Cristina Santos.

Nenhum comentário: