5 de out de 2016

Evento: bibliotecas eclesiásticas de Portugal

A Coordenação de História da Ciência (CHC) do MAST através do Núcleo de Estudos Históricos dos Artefatos de C&T e o Programa de Pós-Graduação em História Social da PUC-Rio convidam para a próxima quarta-feira dia 06 DE outubro as 15h na PUC-Rio localizada na Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea para a palestra "Clavis Bibliothecarum: uma chave para o mundo das antigas bibliotecas eclesiásticas de Portugal" com o Prof. Henrique Leitão (CIUHCT/Universidade de Lisboa - Portugal).
Resultado de um trabalho de pesquisa de seis anos, com Luana Giurgevich, a obra "Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834" identifica cerca de 1.000 catálogos e inventários de cerca de 400 antigas bibliotecas de conventos, mosteiros e casas religiosas de Portugal. Além disso, apresenta mais de 300 documentos acerca do funcionamento dessas bibliotecas. Trata-se, portanto, do maior estudo sobre as antigas bibliotecas portuguesas que, pela primeira vez, permite formar uma "cartografia" integral desse imenso sistema de bibliotecas, dos seus fundos, e do seu funcionamento.
O objetivo desta apresentação consiste em mostrar os dados que imediatamente se podem retirar deste estudo, bem como as suas consequências diretas para a história do livro antigo e da cultura em Portugal e no Brasil.

Nenhum comentário: