2 de nov. de 2016

Ônibus de São José dos Campos recebem biblioteca itinerante

Fonte: Segs. Data: 2/11/2016.
Apoiado pela Expresso Maringá do Vale, o projeto Cultura no Ônibus visa incentivar a leitura na região
Na véspera do Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, os ônibus de São José dos Campos começaram a receber bibliotecas itinerantes, compostas por livros voltados a toda população. A iniciativa faz parte do projeto de incentivo à leitura Cultura no Ônibus, implantado pela Expresso Maringá do Vale, empresa operadora associada ao BusVale.
Visando também compartilhar conhecimentos, o programa já foi implantado em quatro linhas da cidade - 305, 308, 310 e 330 -, que atendem os bairros São Judas Tadeu, Bosque dos Eucaliptos, Residencial União e Campos dos Alemães. O objetivo da empresa, entretanto, é expandir o projeto para todas as linhas operantes no sistema de transporte de São José dos Campos.
De forma gratuita, os livros são disponibilizados dentro dos coletivos para que os passageiros leiam durante a viagem. Também é possível retirar os títulos - todos de literatura brasileira - e devolvê-los posteriormente em qualquer ônibus da Expresso Maringá ou no Terminal Central.
"O projeto cultural quer facilitar o acesso à leitura, incentivando nosso público a compartilhar, angariar e disseminar cada vez mais conhecimento. É um orgulho para a Expresso Maringá ser pioneira de uma iniciativa tão importante na região", afirma Kátia Moreira coordenadora de RH da empresa e responsável pelo projeto Cultura no Ônibus.
O programa conta com a participação de cobradores voluntários, responsáveis pelo controle da retirada dos livros e pela renovação dos títulos ofertados. Os profissionais também recebem doações de obras, que serão cadastradas e colocadas à disposição dos passageiros.
O Cultura no Ônibus teve início no Distrito Federal, sendo idealizado pelo cobrador Antônio do Livro, como ficou conhecido após projeto. Em atividade há dois anos, a iniciativa já beneficiou aproximadamente quatro milhões de passageiros da Piracicabana, empresa pertencente ao mesmo grupo da Expresso Maringá do Vale.
"O projeto começou com livros pessoais que o Antônio emprestava aos passageiros. A empresa gostou e abraçou a ideia, sempre incentivando e valorizando nossos colaboradores. Hoje, o Cultura no Ônibus já conta com uma frota de mais de 300 veículos no DF", completa Katia.
Para mais informações sobre o projeto Cultura no Ônibus, entre em contato com a Expresso Maringá pelo telefone (12) 3932-0610.
Sobre a BusVale

Com foco e compromisso com a mobilidade urbana, a BusVale foi criada para servir como a nova marca institucional da AVETP (Associação Vale Paraibana das Empresas de Transportes de Passageiros), que atua há mais de 25 anos na região.

Um comentário:

Edna Alves dos Santos disse...

Eu gostaria muito de realizar uma visita a uma biblioteca volante.