18 de ago. de 2012

Em Petrópolis um passeio pela história do Brasil


Fonte: Agência Globo. Data: 8/08/2012.
Autor: Rômulo de Sá Pereira.
URL: http://br.noticias.yahoo.com/petr%C3%B3polis-passeio-hist%C3%B3ria-brasil-221828452.html
Quem visita os corredores e os salões do Museu Imperial, em Petrópolis, com suas obras de arte e objetos da família real brasileira, muitas vezes não sabe que o prédio ao lado, menos imponente, também é recheado de História. Lá, funciona a biblioteca do Museu.
- São mais de 60 mil títulos. Nossa especialidade é, basicamente, História do Brasil e, mais ainda, do período imperial. Buscamos ser referência nessa área de pesquisa - conta o bibliotecário Marcio Miquelino, que há um ano e meio é um dos responsáveis por cuidar dos exemplares.
Todo o acervo da biblioteca está sendo digitalizado, o que facilita bastante o trabalho dos pesquisadores.
- Pessoas de todos os cantos do Brasil nos procuram. Nós analisamos os pedidos delas e, se for o caso, enviamos por e-mail o material que elas estão solicitando - explica Miquelino.
A biblioteca conta também com uma extensa coleção de periódicos.
- São jornais que contam a História de Petrópolis. Temos exemplares desde a época imperial até os dias de hoje - diz.
A biblioteca do Museu Imperial tem em seu acervo cerca de oito mil obras raras. São, em sua maioria, exemplares do século XIX, mas há também publicações dos séculos XVII e XVIII e até mesmo um livro datado de 1567. Além disso, existe uma grande coleção de documentos do período imperial, como relatórios das províncias e dos ministérios e coleções de leis do Império.
- São obras que pertenceram, principalmente, à família imperial. Entre os muitos itens, podemos destacar os missais, que são livros de orações, da imperatriz Teresa Cristina e da princesa Isabel - explica Miquelino.
Para evitar qualquer forma de desgaste, há todo um cuidado com o manuseio das obras e também com a higienização.
- De tempos em tempos, verificamos tudo e limpamos. É interessante também o trabalho feito pelo nosso Laboratório de Conservação e Restauração. As caixas que abrigam os livros são feitas por eles e seguem um padrão que ajuda a evitar a deterioração - diz.
Aberta há um ano e dois meses, a Biblioteca Rocambole é um espaço inteiramente dedicado às crianças de 1 a 10 anos.
- O nome foi inspirado no cachorro da princesa Isabel. Ela era dona de vários cães e um deles era o Rocambole - diz Regina Resende, coordenadora do setor de educação do Museu Imperial.
As crianças podem consultar cerca de 500 livros, que são divididos por faixa etária, além de filmes e de jogos educativos.
- Procuramos trabalhar com os principais autores brasileiros. Usamos também os livros para mostrar outros tipos de arte, como, as obras de Portinari - diz.
Pela manhã o espaço está aberto a sócios. Para se cadastrar, basta a criança ir acompanhada de um responsável. À tarde, a biblioteca recebe grupos de escolas.
- Nosso principal objetivo é despertar o interesse e formar novos leitores - afirma Regina.

Nenhum comentário: