26 de jan de 2015

Acessibilidade em bibliotecas públicas

Encerrou-se em 16 de janeiro com elevado número de participações a Pesquisa Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – disponibilizada online e que aborda diferentes aspectos de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nestes ambientes. O levantamento faz parte do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNPB), ligado à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura (MinC), e que é executado pela Mais Diferenças.
Ao longo de quatro meses, a pesquisa recebeu contribuições de bibliotecas de 22 estados e totalizou 313 formulários preenchidos. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram os estados que mais participaram do levantamento.
As bibliotecas municipais foram as instituições que mais responderam o formulário, com 95% dos preenchimentos. As bibliotecas estaduais atingiram 2% do total, ao passo que as comunitárias, privadas e ligadas a fundações totalizaram 1% cada tipo.
O diagnóstico que será construído a partir desta pesquisa auxiliará o SNBP e a MD a executar os próximos passos do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas e na elaboração do relatório final, o qual trará subsídios para as políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas do país.

Contatos:
Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Mais Diferenças
Benedito Sverberi
benedito@md.org.br
Telefone: (11) 3881-4610
Site: http://maisdiferencas.org.br/

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

Nenhum comentário: