20 de jan. de 2015

Dicionário sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde

Ainda em crescimento no Brasil e sem o conhecimento específico devidamente difundido sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) entre as diversas áreas deste campo, o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS) elaborou um documento específico para sanar esta demanda. Trata-se do Dicionário de ATS para o Brasil, que abrange terminologias e conceitos mais utilizados no estudo, na leitura, na interpretação e na aplicação de conhecimentos gerados em pesquisas científicas sobre ATS.
“Parte dos termos e conceitos de ATS ainda são desconhecidos por muitos profissionais de saúde, gestores, e até mesmo pesquisadores menos familiarizados com as rotinas e atividades relacionadas com ATS. Por isso, propusemos o desafio de tornar ATS mais acessível através desta publicação”, explica a médica pesquisadora Luciane Nascimento Cruz, uma das autoras da obra.
Os “verbetes” contidos no dicionário são oriundos da literatura científica e, alguns deles, da adaptação da Língua Inglesa para a Língua Portuguesa. Há ainda termos comuns às lides das Ciências da Saúde, Econômicas e Sociais. Ao todo, são 181 termos discriminados na publicação.
“O Dicionário de ATS vai um pouco além da ideia convencional de uma publicação dessa natureza, trazendo significado das palavras e uma breve explicação contextual, envolvendo conceito do termo e buscando promover o entendimento sobre sua utilidade e aplicação na atividade de pesquisa e na escrita científica, através de sínteses explicativas e até algumas ilustrações gráficas”, afirma o coautor do Dicionário de ATS e pesquisador do IATS, Sandro René.

Fonte: CNPq.

O download do texto completo pode ser feito no URL: www.iats.com.br/dicionario.pdf


Nenhum comentário: