9 de mar de 2015

Comissões da FEBAB

Um dos importantes trabalhos da FEBAB é a constituição de comissões brasileiras para discutir temas que são prioritários na agenda nacional das bibliotecas. Esse trabalho é possível pela contribuição de pessoas que dedicam seu tempo para as discussões. Há quatro comissões em funcionamento:
Comissão Brasileira de Biblioteca Escolar
Presidida por  Prof. Dr. Claudio Marcondes - Bibliotecário com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, como subárea geração e uso da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos informacionais, produtos e serviços de informação, tipologias de unidades de informação e biblioteca escolar. Atualmente exerce a função de vice-chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Coordenador da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.
Comissão Brasileira de Acesso Aberto e Direitos Autorais
Presidida por Cristiana Alvarez - Cristiana é pesquisadora sênior e doutoranda na Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado em Sociologia na mesma universidade e trabalhou como pesquisadora nas áreas de direito autoral e privacidade por seis anos no GPOPAI- Grupo de Pesquisa em Política Públicas para o Acesso à Informação da Escola de Artes e Ciências Humanas da USP. Acompanha as negociações em direitos autorais e patentes na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) como representante da Civil Society Coalition (CSC), uma coalizão internacional de organizações de direitos dos consumidores, de interesse público e de defesa dos países em desenvolvimento. Foi assessora técnica no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br
Comissão Brasileira de Acessibilidade
Presidida por Profa. Dra. Salete Cecília Souza, Salete Cecilia de Souza – Bibliotecária e  Mestre em Engenharia de Produção. Coordena a Biblioteca da UnisulVirtual e o Programa de Promoção de Acessibilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). È bibliotecária voluntária da Fundação DorinaNowill para Cegos.
Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias
Presidida por Viviane Carrion Castanho – bibliotecária e Diretora Biblioteca Central, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fonte: FEBAB

Nenhum comentário: