21 de mai. de 2015

Ribeirão Preto recebe ecoteca

Fonte: Ribeirão Preto Online. Data: 20/05/2015.
URL: www.ribeiraopretoonline.com.br/cultura-entretenimento/ribeirao-preto-recebe-projeto-cultural-ecoteca-a-partir-desta-quinta/89375
Moradores de Ribeirão Preto receberão, nesta quinta-feira (21), às 9h, o Projeto Cultural Biblioteca de Primeira Infância II, popularmente conhecido como Ecoteca. Com o apoio da empresa Pernambucanas e recursos da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), o projeto será implantado de forma permanente em Ribeirão Preto na Casa da Criança Santo Antônio.
De acordo com Ana Paula Bogmann, gerente de Sustentabilidade da Pernambucanas, a escola receberá uma Ecoteca com acervo de 500 livros. “O projeto consiste em uma biblioteca inovadora e original, que também é palco para manifestações artísticas, apresentações de teatro de fantoches, ‘contação’ de histórias, saraus musicais e literários, encenações infantis e tudo mais o que a imaginação permitir”.
A estrutura da biblioteca é fabricada com paredes de placas de embalagens recicladas, o que a torna ainda mais interessante também para o meio ambiente. De acordo com Luis Alcubierre, executivo de Relações Institucionais da Pernambucanas, este é o segundo ano no qual a empresa apoia o projeto, que incentiva a leitura por meio de um espaço interativo, autossustentável e lúdico.
“O próprio nome Ecoteca, que vem do grego eco, ambiente, e teca, lugar onde se guarda algo, expressa o objetivo destas bibliotecas sustentáveis: contemplar o livro e a literatura de forma única, criando um novo significado para o espaço destinado à leitura”, explica o executivo.

“Outro ponto interessante, é que a ideia de ambiente engloba os espaços nos quais vivemos, como o mundo e a nossa casa. Cuidar deles é essencial”, resume Alcubierre. Segundo ele, além de Ribeirão Preto, Sorocaba, Andradina e São José do Rio Pardo, também no interior paulista, Cassilândia e Guaxupé, em Minas Gerais, também receberão Ecotecas.

Nenhum comentário: