9 de mai. de 2015

Um olhar sobre a catalogação no Brasil

Com quase 140 anos de história, o periódico Anais da Biblioteca Nacional serve tanto à divulgação do vasto acervo da Fundação quanto à discussão de assuntos técnicos relacionados a organização e preservação de documentos. A edição número 131 trata, sobretudo dessa última função: nela estão publicadas as principais questões atuais da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, relatadas no I Encontro Nacional de Catalogadores (I Enacat) que ocorreu há três anos, juntamente com o III Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação (III EEPC).
Segundo a idealizadora e organizadora do Encontro e também coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional, Luciana Grings, o evento promoveu uma reunião entre trabalhos acadêmicos e produções de profissionais. “A ideia do encontro surgiu porque percebemos que a BN precisava voltar a fomentar a produção de trabalhos técnicos em Biblioteconomia”, explica Luciana.
Além de publicar a maior parte dos trabalhos apresentados no Encontro, a edição também reproduz na íntegra um dos documentos mais importantes do acervo da Biblioteca Nacional na área de Biblioteconomia, o Plano do Catalogo Systematico da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que, em 1883, guiou as políticas de organização da coleção da Biblioteca Nacional. O plano também prenunciou o papel que seria consagrado à instituição no século seguinte, o de agência bibliográfica nacional, responsável por toda a produção bibliográfica no país.
Com esta edição, o periódico Anais da Biblioteca Nacional reitera sua função de principal publicação a divulgar o vasto material memorialístico da instituição, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico e cultural do país. “A publicação desses trabalhos nos Anais da Biblioteca Nacional representa o reconhecimento ao trabalho do bibliotecário e o compromisso com a evolução da área no país”, completa Luciana Grings.
Para mais informações sobre os Anais da Biblioteca Nacional e acessar as edições anteriores, conheça as páginas da publicação na Hemeroteca Digital:

Nenhum comentário: