5 de out de 2016

Cidade no sul do Japão reabre biblioteca danificada por terremotos em abril

Fonte: Mundo Nipo. Data: 3/10/2016.
URL: http://mundo-nipo.com/noticias-2/03/10/2016/cidade-no-sul-do-japao-reabre-biblioteca-danificada-por-terremotos-em-abril/
Uma biblioteca pública foi reaberta no município de Mashiki, na província de Kumamoto, sudoeste do Japão, região severamente atingida por dois fortes terremotos em abril deste ano, além de milhares de réplicas, que afetaram drasticamente centenas de construções, tanto residenciais como públicas.
O evento de reabertura da biblioteca foi realizado no sábado (1), cerca de 5 meses e meio após o local sofrer danos provocados pelos terremotos, principalmente no equipamento de iluminação, além de algumas rachaduras nas paredes.
Contudo, grande parte da reforma na edificação foi concluída há cerca de um mês. A reabertura não se deu antes porque o local também estava sendo usado como centro de acolhimento aos desabrigados até o final de agosto.
O diretor da biblioteca, Hironari Nishiyama, manifestou esperanças de que a leitura de livros venha a ajudar as pessoas a esquecer o sofrimento pelo qual passaram. Ele disse que deseja continuar a coletar material relacionado aos terremotos para transmitir a experiência às gerações futuras.

Fontes: NHK News | The Asahi Shimbun.

Nenhum comentário: