A Bibliometria e a Cientometria têm na informação científica e tecnológica seus principais objetos de investigação, configurando-se como campos científicos relativamente novos. Internacionalmente elas já se encontram mais organizadas desde os anos 60 e 70.
No Brasil os estudos iniciaram na década de 70. O processo de consolidação tem sido conduzido por pesquisadores da Ciência da Informação e também de outras áreas. Essa característica multidisciplinar ficou evidenciada na primeira e na segunda edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, realizadas no Rio de Janeiro e em São Carlos – SP, em 2008 e 2010, respectivamente, quando participaram pesquisadores de diferentes áreas da ciência que desenvolvem pesquisa sobre o tema. Nos eventos anteriores foram abordados assuntos como: aspectos teóricos e metodológicos; caráter multidisciplinar dos estudos cientométricos; indicadores bibliométricos e cientométricos para a política e gestão de CT&I; interface com a sociologia e a história da ciência; redes sociais e bibliometria.
Após esses encontros, a comunidade científica da área percebeu uma maior interação entre os estudiosos. Os eventos serviram para promover maior diálogo entre os pesquisadores, aprofundar a discussão de assuntos relacionados à ciência brasileira e aperfeiçoar os métodos e técnicas aplicados à área.
O 3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria surge como estratégia para dar continuidade aos estudos nesse campo de conhecimento, uma vez que se observa uma demanda crescente por eles. Entender e conhecer todas as nuances e a diversidade das áreas de Bibliometria e Cientometria são passos fundamentais para unificar os esforços e consolidar a identidade acadêmico-científica no país.
O evento será realizado no período de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções da FAURGS, em Gramado, RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário