Cópias de 25 títulos foram dadas gratuitamente em ruas, pubs e hospitais durante o 'World Book Night'.
Fonte: BBC. Data: 6/3/2011.
Cerca de 20 mil voluntários ajudaram na distribuição
O montante de um milhão de livros, de autores como Gabriel Garcia Márquez e John Le Carré, estava sendo distribuído neste sábado na Grã-Bretanha e na Irlanda na inauguração do evento 'World Book Night'.
A distribuição era feita por 20 mil voluntários e pelos organizadores, em ruas, albergues para sem-teto, prisões, pubs e hospitais, com o objetivo de incentivar a leitura.
Cada voluntário escolheu 48 cópias de 25 títulos e passou-os adiante para outras pessoas, inclusive amigos.
Os 25 títulos incluem romances de diferentes estilos e nacionalidades e foram escolhidos por um comitê de vendedores de livros, bibliotecários e membros da mídia, inclusive da BBC.
A ideia recebeu o apoio de autores, mas livreiros independentes advertiram que o evento poderia prejudicar futuras vendas.
Já o autor Philip Pullman, que tem um de seus livros sendo distribuído no evento, acredita que o 'World Book Night' pode incentivar as pessoas a comprarem ainda mais livros.
O evento ocorre dois dias após a celebração do Dia Mundial do Livro, data criada pela Unesco (braço da ONU para a educação e a cultura) e celebrada na Grã-Bretanha e na Irlanda.
Fechamento de bibliotecas
Na sexta-feira, a festa de lançamento do 'World Book Night' contou com artistas diversos, e alguns aproveitaram a ocasião para criticar o fechamento de bibliotecas na Grã-Bretanha em decorrente da crise econômica.
A escritora Edna O'Brien, que fez sessões de leitura durante o evento, disse que 'se os jovens pararem de ler, a banalidade vai se proliferar como uma praga'.
Mas ela agregou que ficou contente com as milhares de pessoas que compareceram à sua sessão de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário