CURSO Indexação de Imagens Fotográficas
Objetivo
Discutir aspectos teóricos e metodológicos da análise documentária, especialmente os que se pode observar nos documentos fotográficos, notadamente a aplicabilidade de métodos e técnicas de análise consagrados ao texto escrito e que podem – ou não – ser transpostos para os documentos imagéticos.
Discutir a Análise Documentária de Imagens à luz da Ciência da Informação e da Documentação, visando a examinar e experimentar uma metodologia de tratamento e uma consequente melhora na recuperação da informação contida em tais documentos.
Necessidade x Justificativa
A justificativa concentra-se, primordialmente, nas dificuldades observadas no tratamento de documentos fotográficos. Muitos acervos de imagens são tratados como se não houvesse diferenças entre fotografias e documentos escritos. Entretanto, estas diferenças são muitas, e a fotografia não só apresenta um suporte variado (o negativo é uma base flexível, de plástico; o papel fotográfico possui uma emulsão que possibilita a formação da imagem, etc.), mas transmite sua mensagem de maneira distinta: a linguagem fotográfica é muito diferente da linguagem escrita. Por seu conteúdo histórico e valor informacional, o documento fotográfico requer cuidados especiais e um olhar especializado. Descrever ou resumir uma imagem é diferente de fazer a mesma coisa com uma mensagem verbal. Da mesma forma, extrair palavras-chaves de um documento fotográfico demanda regras e métodos específicos. É preciso um curso com profissional especializado, estudioso do assunto e com experiência prática na área, para apresentar aos profissionais da informação uma metodologia comprovadamente eficaz no tratamento de acervos fotográficos.
Local
702/703 Norte, Bl G, entrada 49, sobrelojas 101/102 - ABDF - Brasília (DF)
Data e carga horária do Workshop
24, 26 e 28/09/2012 (dias 24 e 26, das 09h às 12h. Dia 28, das 08h às 12h)
10 horas aula
Demais informações e pré-inscrições, acesse: http://www.eclatcomunicacao.com.br/curso_indexacao.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário