23 de dez. de 2016

Bibliotecas recebem prêmio



O Instituto Pró-Livro (IPL) marcou para a próxima quinta-feira (15) a entrega do Prêmio IPL – Retratos da Leitura cujo objetivo é homenagear e reconhecer organizações que promovem ações exitosas no fomento à leitura e à difusão do livro. Especialistas e profissionais da indústria do livro indicaram organizações, empresas e projetos em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações Sociais, Mídia e Bibliotecas Públicas. Dessas indicações, surgiram cinco finalistas em cada uma das categorias.
Na categoria Cadeia Produtiva, os finalistas são: o projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é preciso, do Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose; o Clube de leitura em presídios, da Companhia das Letras; o Skoob, rede social de leitura; o projeto Pequenos Leitores, da FTD Educação, e a Livraria Arco-Íris, dirigida por Gabriel Moreira.
Na categoria Organizações Sociais, os finalistas são: a Fundação Itaú Social, pela campanha Leia para uma criança; a Associação Vaga-Lume, pelo projeto Expedição Vaga-Lume; a Associação Cultural Estudos Contemporâneos, pela Festa Literária das Periferias (Flupp); a Fundação Dorina Nowill e a Sociedade Brasileira de Pediatria, pela campanha Receite um livro, A Revista Emília, o Jornal Rascunho, a Plataforma de Letramento da Fundação Volkswagen, o programa Globonews Literatura e o projeto Fronteiras do Pensamento são os finalistas na categoria Mídia. Na categoria Bibliotecas Públicas, os finalistas são: a Biblioteca Pública Estadual do Acre; o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Município de São Paulo (bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato); a Biblioteca Parque Estadual Rio de Janeiro; a Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude e o Programa de Bibliotecas Rurais – Arca das Letras.
A cerimônia de entrega do troféu do Prêmio IPL acontece na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP), a partir das 19h do dia 15. A organização do evento pede que se confirme presença pelo e-mail rsvp.prolivro@gmail.com.

Nenhum comentário: